segunda-feira, 31 de maio de 2010

Boletim 007/2010 - REPITTec



Notícias


(28/05) Nova versão de formulários de Patentes

(27/05) Inovação tecnológica é a única rota para desenvolvimento sustentável

(27/05) Empresas inovadoras são garantia de desenvolvimento

(27/05) Financiamento no Brasil é insuficiente para estimular a inovação

(27/05) BNDES tenta valorizar ativos intangíveis

(27/05) Empresas apostam na embalagem como estratégia de inovação
  
(27/05) Plenária debate indutores de investimentos para a inovação

(27/05) Proteger ou liberar patentes: especialistas discutem melhor caminho para a inovação

(27/05) Ávila destaca valorização da propriedade intelectual no Brasil

(26/05) Economia brasileira ajuda na reputação de marcas

(26/05) Pedidos de patentes em células-tronco no Brasil vêm quase todos de fora

(26/05) Inovar é questão de sobrevivência

(25/05) Nobel alerta para risco de monopólio em patente para célula sintética

(25/05) Patentes premiadas

(25/05) Comissão discute Lei de Inovação Paranaense

(25/05) Embraer: inovação é chave para crescimento da indústria

(25/05) Marca própria é bem valioso e diferencial, diz diretor do INPI

(24/05) WIPO's First-Ever Open Day

(24/05) EUA pedem à China política comercial mais aberta
  
(24/05) Copiar não é tão fácil quanto parece 

(22/05) Indicação geográfica é ferramenta de política agrícola, atesta gestor francês


Oportunidades


ENAPID - III Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento. Submissão dos resumos até 15/06

Acontecerá na FIEB, no dia 1º de junho, o Talkshow: "A importância da Propriedade Intelectual para a inovação na indústria brasileira."

Será realizado, nos dias 17 e 18 de junho, o Curso Intermediário de Informação Tecnológica – INPI. Inscrições até o dia 08 de junho de 2010

13º Prêmio Finep de Inovação. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de julho
https://www.inpi.gov.br/menu-superior/imprensa/eventos/13o-premio-finep-de-inovacao-new-version/

CNPq lança edital do Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de C&T. As propostas podem ser enviadas até o dia 11 de julho de 2010
http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/320064.html

Prêmio de inovação biotecnológica, inscrições até 7 de julho de 2010
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=71016

Foruns Permanentes Empreendedorismo e Inovação "A Formação de Empresas Nascentes Inovadoras". Inscrições até 30 de maio de 2010.

Prêmios para inovação no Hemisfério Sul. Cientistas e empreendedores podem submeter seus casos até 31 de maio de 2010.

Programa apoia inovação entre Brasil e Espanha. Apresentação de propostas até o dia 9 de julho.

Este Boletim é enviado exclusivamente a título de comunicação. Julgamos que as informações nele contidas sejam do seu interesse. Outros interessados em receber este boletim ou aqueles que não desejam mais recebê-lo, devem entrar em contato através do e-mail repittec@fapesb.ba.gov.br .

Divulgue aqui o seu evento! Envie e-mail para repittec@fapesb.ba.gov.br e solicite divulgação.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Formulário dos Incentivos Fiscais Incentivos

A Lei n.º 11.196, conhecida como Lei do Bem, permite de forma automática o usufruto de incentivos fiscais pelas pessoas jurídicas que realizem pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica. Objetiva estimular investimentos privados em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, decisivos para aumentar o nível de competitividade das empresas brasileiras.

Incentivos Fiscais à Inovação Tecnológica - Lei do Bem

FORMPD - Formulário para Prestação de Informações Anuais sobre os Programas de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico das Empresas

        A Lei n.º 11.196, de 21 de novembro de 2005, conhecida como Lei do Bem, em seu Capítulo III, permite de forma automática o usufruto de incentivos fiscais pelas pessoas jurídicas que realizem pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica.  

      Objetiva estimular investimentos privados em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, decisivos para aumentar o nível de competitividade das empresas brasileiras.
       A sistemática declaratória da fruição de tais incentivos fiscais dispensa a prévia formalização de pedido e aprovação dos projetos de P&D pelo MCT, cabendo ao contribuinte concluir se ele cumpre ou não os requisitos previstos na Lei 11.196/2005. A partir daí ele, de maneira, automática, elabora sua con-tabilidade usando ou não os benefícios, vez que não compete ao MCT aprovar ou reprovar os projetos das empresas.
      Dentre os Benefícios Fiscais destacam-se as deduções de Imposto de Renda de dispêndios efetuados em atividades de P&D que podem representar um valor de até o dobro dos gastos realizados pelas empresas. Os incentivos são os seguintes:         
  •             dedução, na apuração do Imposto de Renda devido, dos dispêndios com P&D, inclusive aqueles com instituições de pesquisa, universidades ou inventores independentes;
  •          Exclusão, na determinação do lucro real para cálculo do IRPJ e da base de cálculo da CSLL, do valor correspondente a até 60% da soma dos dispêndios efetuados com P&D. Este percentual poderá atingir 70% em função do acréscimo de até 5% no número de empregados que forem contratados exclusivamente para atividades de P&D; e 80%, no caso deste  aumento ser superior a 5%. Além disto, poderá haver também uma exclusão de 20% do total dos dispêndios efetuados em P&D objeto de patente concedida ou cultivar registrado;                                                                                                                                     
  •            redução de 50% de IPI na compra de equipamentos destinados a P&D;
  •           depreciação acelerada dos equipamentos comprados para P&D;
  •          amortização acelerada dos dispêndios para aquisição de bens intangí-veis para P&D;
  •         crédito do imposto de renda retido na fonte incidente sobre as remessas ao exterior de valores para pagamento de royalties relativos a assistên-cia técnica ou científica e de serviços especializados para P&D.
  •          redução a zero da alíquota do imposto de renda retido na fonte nas re-messas efetuadas para o exterior destinadas ao registro e manutenção de marcas, patentes e cultivares;
  •          dedução, como despesas operacionais no cálculo do IRPJ e da Contri-buição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL, dos valores transferidos a microempresas e empresas de pequeno porte não optante do sistema do “SIMPLES”, destinados à execução de P&D, de interesse e por conta da pessoa jurídica que promoveu a transferência.
        Os dispêndios com P&D acima referidos compreendem o somatório das despesas correntes e de capital pagos a pessoas físicas ou jurídicas residentes e domiciliadas no Brasil, salvo os gastos relativos aos incentivos de restituição de IRRF ou o de redução a zero da alíquota de IRRF sobre o registro de patentes no exterior e o de redução de 50% do IPI. Esses dispêndios devem ser controlados contabilmente em contas específicas.
        Ressalte-se que os maiores benefícios, tais como a exclusão adicional dos dispêndios com atividades de P&D, depreciação integral acelerada e amortização acelerada, somente se aplicam às empresas tributadas pelo Lucro Real. As demais empresas, optantes do regime tributário de Lucro Presumido somente podem utilizar-se dos benefícios da redução de IPI e do crédito de IRRF incidente sobre as remessas ao exterior de valores para pagamento de royalties
           As empresas que trabalham com atividades de informática e automação e que se utilizam dos benefícios da Lei 8.248/1991, da Lei 8.387/1991 (Zona Franca) e da Lei 10.176/2001 (Tecnologia da Informação) poderão excluir para efeito de apuração do lucro real e da base de cálculo da CSLL, de até 160% da soma dos dispêndios realizados com P&D (Art. 16, § 2º, I do Decreto 5.798/2006). E poderão deduzir até 180%, no caso de incremento do número de pesquisadores contratados no ano-calendário do gozo do incentivo em percentual acima de 5%, em relação à média dos pesquisadores com contrato no ano anterior (Art. 16, § 2º, II do Decreto 5.798/2006). Se essas empresas fizerem inovação tecnológica em outras atividades, poderão usufruir em relação a estas os demais benefícios da “Lei do Bem”.
        Não são computado para fins de utilização dos incentivos os montantes alocados como recursos não reembolsáveis.
         O gozo dos benefícios fiscais fica condicionado à comprovação da regularidade fiscal da pessoa jurídica.
        O Ministério da Ciência e Tecnologia aprova, por meio da Portaria nº 327, de 29 de abril de 2010, o FORMULÁRIO ELETRÔNICO para que as pessoas jurídicas beneficiárias dos incentivos fiscais previstos no Capítulo III da Lei nº 11.196, de 2005, regulamentados pelo Decreto nº 5.798, de 2006, prestem ao mesmo as informações anuais sobre os seus programas de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica até 31 de julho do ano subsequente de cada exercício fiscal.
       Cabe ao MCT, conforme determina o art. 14, § 2° do Decreto 5.798/2006, remeter à Secretaria da Receita Federal as informações relativas aos incentivos fiscais declarados pelas empresas nos Formulários.
       Vale ressaltar que o Relatório que o MCT gera para a Receita Federal é desprovido de caráter decisório, sendo apenas informativo, isto é, consolidador das informações prestadas pelas empresas em seus formulários.
      A empresa poderá optar entre os incentivos originais da Lei do Bem e os do art. 19-A, introduzidos pela Lei nº 11.487, de 15 de junho de 2007, regulamentada pelo Decreto nº 6.260, de 20 de novembro de 2007, alterado pelo Decreto nº 6.909, de 22 de julho de 2009. Esta Lei trata de financiamento pelas empresas de projetos de pesquisa de Instituições Científicas e Tecnológicas - ICTs (conforme definidas na Lei nº 10.973/2004), previamente aprovados por Comitê permanente (MEC, MCT e MDIC). Os projetos de pesquisa das ICTs devem ser apresentados ao MEC para aprovação, através da:
  - Chamada Pública MEC/MDIC/MCT.

  • RESULTADOS OBTIDOS

            Ano Base 2006 - Houve 130 empresas pleiteantes dos Incentivos Fiscais, que dispenderam cerca de R$ 2 bilhões de reais em seus projetos de P&D. Os benefícios reais gerados para as empresas em P&D foram da ordem de R$ 229 milhões de reais.

           Ano Base 2007 - Foram recebidos 332 formulários das empresas. Em relação ao exercício do Ano Base 2006, houve um crescimento de 154%. Os investimentos em P&D atingiram R$ 5,10 Bilhões de reais. A respeito dos benefícios reais em investimento em P&D, houve um ganho de R$ 883 milhões de reais: um crescimento registrado de 285%.

           Ano Base 2008 - Foram cadastradas 552 empresas pleiteantes dos incentivos fiscais, houve um investimetno em P&D de R$ 8,79 bilhões de reais, sendo os setores de Eletro-Eletronica, Mecânica/Transporte e Alimentos os maiores demandantes. Relativo aos benefícios reais com P&D, houve um ganho para as empresas de cerca de R$ 1 bilhão e meio de reais.
Assim, temos que, em 2006, os investimentos na área de P&D por parte das empresas, representava 0,09% do PIB Brasil, enquanto no ano de 2008 tais investimentos representaram 0,30% do PIB brasileiro.

  • PDTI/PDTA
        Os Programas de Desenvolvimento Tecnológico Industrial e os Programas de Desenvolvimento Industrial Agropecuário – PDTI e PDTA instituídos pela Lei n.º 8.661, de 2 de junho de 1993, foram os primeiros conjuntos de incentivos fiscais estabelecidos no sentido de estimular as atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico nas empresas brasileiras. Mais recentemente no Capítulo III da Lei n.º 11.196, de 21 de novembro de 2005, conhecida como Lei do Bem, esses incentivos foram aperfeiçoados com o objetivo de incentivar a capacidade das empresas desenvolverem internamente inovações tecnológicas quer na concepção de novos produtos como no processo de fabricação, bem como na agregação de novas funcionalidades ou características ao produto ou processo que implique melhorias incrementais e efetivo ganho de qualidade ou produtividade, resultando maior competitividade no mercado.
        Apesar dessa lei ter sido revogada a partir de 1º de janeiro de 2006, a Lei 11.196/05, que a sucedeu, dá às empresas executoras desses Programas a possibilidade de optar por continuar a desenvolvê-los de acordo com a Lei 8.661/93 ou migrar para o novo regime.

        Desde a sua instituição, estão sendo ou foram executados 161 PDTI/PDTA, cujos resultados estão refletidos nos Relatórios Anuais de Avaliação da Utilização de Incentivos Fiscais.    
      
 
        Além dos incentivos fiscais, aos executores de PDTI/PDTA também pode ser concedida a subvenção econômica prevista na Lei n.º 10.332, de 19 de dezembro de 2001, e que foi regulamentada pelo Decreto n.º 4.195, de 11 de abril de 2002 e pela Portaria MCT n.º 862, de 27 de novembro de 2003. Essa subvenção foi concedida nos anos de 2003, 2004, 2005 e 2006 às empresas pleiteantes, de acordo com as disponibilidades financeiras. 

ACESSE AQUI AS PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS FREQUENTES SOBRE OS INSTRUMENTOS DE APOIO À INOVAÇÃO TECNOLÓGICA



  • Outros Incentivos:
- Lei da Informática


Contatos:
Flávia Cristina - Secretária                        (61)3317-7809                                              
Carlos Alberto Lima Neri                           (61)3317-7993           
Caroline Viriato Memória                          (61)3317-7850           
Diogo Bezerra                                              (61)3317-8587
Giovanni Milagre                                          (61)3317-8099
Ivana Foligno                                                (61)3317-8450                                            
Pedro Sacramento                                      (61)3317-8639

                  
incentivos.fiscais@mct.gov.br      (para informações gerais)
formpd@mct.gov.br                         (para informações apenas sobre o formulário)

Esplanada dos Ministérios, Bloco E, sala 398.
Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC
Coordenação-Geral de Inovação Tecnológica - CGIT
CEP 70067-900, Brasília, DF


 FONTE: MCT

BrainNews - Editais de Financiamento

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Oportunidade de Bolsa de Pós-doc - Ilhéus - Bahia

Prêmio de inovação biotecnológica

Fundação Biominas e Interfarma lançam premiação voltada a pesquisadores da área da saúde que tenham trabalhos em parceria com empresas


A Fundação Biominas e a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa lançaram o 1º Prêmio de Inovação Biotecnológica em Saúde Humana no Brasil.
 
O objetivo é estimular a pesquisa inovativa em saúde humana e a interação dos agentes de pesquisa que atuam em empresas ou mantêm projetos em parceria com a iniciativa privada.
 
O prêmio é organizado em três categorias: Interação Universidade-Empresa, Esforço Inovador e Personalidade do Ano.
 
A primeira é destinada a pesquisadores vinculados a universidades ou institutos de pesquisa que interajam com empresas no Brasil. Os interessados devem apresentar um trabalho cujo resultado seja um produto ou serviço tecnológico com aplicação na área da saúde humana.
 
Os critérios de avaliação utilizados envolvem o caráter inovador, impacto econômico, social e ambiental, eficiência do processo de interação universidade-empresa e estágio de desenvolvimento do produto ou serviço final.
 
A categoria Esforço Inovador é destinada a empresas e se divide nas subcategorias: empresas startups, empresas nacionais e empresas estrangeiras.
 
Personalidade do Ano selecionará um profissional de destaque no cenário de inovação biotecnológica nacional.
 
As inscrições poderão ser feitas até o dia 7 de julho pelo site www.biominas.org.br/premio

Boletim 006/2010 - REPITTec‏

Notícias
 
(21/05) Propriedade Intelectual é tema de encontros empresariais em Belo Horizonte, Goiânia, Curitiba, Manaus e Salvador.
 
(21/05) Encontro mostra valor da tecnologia social.
 
(21/05) Brasileiros e alemães discutem parcerias em C&T.
 
(21/05) Condições da biotecnologia no Brasil são discutidas em seminário internacional.
 
(20/05) Região discute inovação tecnológica.
 
(19/05) Sistema Mundial de Patente será prejuízo certo para países pobres, diz pesquisador.
 
(19/05) Importações paralelas e proteção às marcas (Opinião).
http://www.clipnaweb.com.br/inpi/consulta/materia.asp?mat=1267&cliente=inpi
 
(18/05) Europa cria "genoma digital" para formatos de mídias de dados.
 
(18/05) Economia baseada nos Direitos de Autor.
  
(18/05) INPI tem pedido de concurso. 
http://www.clipnaweb.com.br/inpi/consulta/materia.asp?mat=1265&cliente=inpi
 
(18/05) Eventos incentivam uso da Propriedade Intelectual em todo o Brasil.
 
(17/05) Brasil alerta sobre barreiras para medicamento genérico.
 
(17/05) Pará discute alternativas de inovação tecnológica.
http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias_new.asp?id_ver=63201
 
(17/05) Metade dos brasileiros compra produto pirata. E País perde US$ 20 bi.
 
(16/05) Pirataria virtual será o próximo desafio.
 
(14/05) Forma da autorização do CNPq para acesso ao patrimônio genético preocupa.
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=70879
 
Oportunidades
 
Acontecerá na FIEB, no dia 1º de junho, o Talkshow: a importância da Propriedade Intelectual para a inovação na indústria brasileira.
 
Será realizado, nos dias 17 e 18 de junho, o Curso Intermediário de Informação Tecnológica – INPI. Inscrições até o dia 08 de junho de 2010.
 
13º Prêmio Finep de Inovação. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de julho.
https://www.inpi.gov.br/menu-superior/imprensa/eventos/13o-premio-finep-de-inovacao-new-version/
 
CNPq lança edital do Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de C&T. As propostas podem ser enviadas até o dia 11 de julho de 2010.
http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/320064.html
 
Prêmio de inovação biotecnológica, inscrições até 7 de julho de 2010.
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=71016
 
Foruns Permanentes Empreendedorismo e Inovação "A Formação de Empresas Nascentes Inovadoras". Inscrições até 30 de maio de 2010.
 
Prêmios para inovação no Hemisfério Sul. Cientistas e empreendedores podem submeter seus casos até 31 de mio de 2010.
 
Programa apoia inovação entre Brasil e Espanha. Apresentação de propostas até o dia 9 de julho.
 
As inscrições para o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS do Ministério da Saúde já podem ser feitas. Inscrições até 28 de junho de 2010.
 
CNPq e Capes financiam projetos de pesquisa em ciências humanas e sociais. Submissão de projetos até 04 de junho de 2010.
 
Edital Inovasoft recebe projetos até 30 de julho de 2010.
 
Finep cria incentivo à contratação de pesquisadores.
 
SECTI convoca parceiros para planejar Semana Nacional de Tecnologia de 18 a 24 de outubro de 2010.
 
Curso Intermediário de Capacitação em Propriedade Intelectual, dias 24 a 28 de maio de 2010.
 
 
Este Boletim é enviado exclusivamente a título de comunicação. Julgamos que as informações nele contidas sejam do seu interesse. Outros interessados em receber este boletim ou aqueles que não desejam mais recebê-lo, devem entrar em contato através do e-mail repittec@fapesb.ba.gov.br .

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Inscrições para o 8º Seed Forum Finep seguem até 25 de junho

Empreendedores inovadores têm a chance de ficar frente a frente com os maiores investidores de capital semente do país. Até o dia 25 de junho, está aberto o processo de seleção para o 8º Seed Forum Finep. O evento será realizado no dia 26 de agosto no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). Durante o encontro, empresários terão a oportunidade de apresentar negócios promissores e fechar parcerias. Mais de 60 empreendimentos participaram dos seis primeiros fóruns.
Fonte: Agência CT

terça-feira, 18 de maio de 2010

Calendário de Editais 2010 FAPESB

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Boletim Nº005/2010 REPITTec‏


Notícias

(14/05) Qualquer cidadão pode (e sempre pôde) buscar seus direitos no INPI.

(13/05) Genéricos levam Brasil a abrir disputa com UE na OMC.

(13/05) Inovar com sustentabilidade.

(13/05) Sucesso do "jamón ibérico" realça poder da denominação de origem.

(13/05) Brasil precisa investir mais em inovação.

(13/05) O desafio mundial dos direitos autorais.

(13/05) De olho no desenvolvimento regional, Prêmio Finep realiza lançamentos locais.

(12/05) A cachaça busca sua identidade.

(12/05) Brasil abre guerra por genéricos na OMC contra Europa.

(11/05) Programa apoia compra de equipamentos para laboratórios.

(11/05) Encontro internacional reúne especialistas em marcas de qualidade.

(11/05) Prejuízo com pirataria de software no Brasil mais que dobra, diz relatório.

(10/05) WIPO Director General Highlights Importance of Intellectual Property for Innovation and Technology Transfer. http://www.wipo.int/pressroom/en/articles/2010/article_0013.html

(10/05) Projeto de cooperação ganha apoio oficial.

(10/05) Investidor mira setor farmacêutico.

(10/05) Caso Viagra pode virar recurso repetitivo.

(08/05) Arranjos Produtivos Locais de Tecnologia da Informação querem faturar 33% a mais em 2010.

(07/05) Marca Brasil é 22ª no ranking de países.

(07/05) Comissão aprova prazo de 30 dias para INPI decidir sobre contratos.


Oportunidades

Agência PCU-Rio de Inovação promove Seminário sobre Desenho Industrial no dia 18/05.

As inscrições para o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS do Ministério da Saúde já podem ser feitas. Inscrições até 28/06.

CNPq e Capes financiam projetos de pesquisa em ciências humanas e sociais. Submissão de projetos até 04/06.

Novo Programa Pibiti abre período de inscrição até 24/05.

Acontecerá, em 18 e 19 de Maio, o 6º COMPIIT - Congresso Matogrossense De Propriedade Intelectual E Inovação Tecnológica.

Inscrições abertas, até 20/05, para treinamento gratuito em Redação de Patentes.

Edital Inovasoft recebe projetos até 30/07.
  
Propriedade Intelectual, Valoração e Negociação de Tecnologia - Aspectos Críticos. Inscrições até 17/05.

Finep cria incentivo à contratação de pesquisadores

SECTI convoca parceiros para planejar Semana Nacional de Tecnologia de 18 a 24 de outubro de 2010

Curso Intermediário de Capacitação em Propriedade Intelectual, dias 24 a 28 de maio de 2010