segunda-feira, 4 de abril de 2011

V Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia - Salvador, 26 a 29 de abril de 2011.



O FORTEC - Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia é um órgão de representação dos responsáveis nas universidades e institutos de pesquisa pelo gerenciamento das políticas de inovação e das atividades relacionadas à propriedade intelectual e à transferência de tecnologia, incluindo-se, neste conceito, os núcleos, agências, escritórios e congêneres. Atualmente, conta com mais de 170 instituições associadas, nas cinco regiões brasileiras.

O tema da 5a. edição: Inovar para Crescer: o novo paradigma do desenvolvimento nacional, originou-se das reflexões da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (4ª CNCTI), ocorrida em Brasília em maio de 2010. Dada a relevância para o desenvolvimento social e econômico do Brasil é fundamental a difusão do tema do impacto da inovação para o crescimento. Bem como, atendendo à necessidade de se observar o novo paradigma político, econômico e social do desenvolvimento sustentável, nos diferentes setores da sociedade brasileira.
É da maior importância de promover o aprimoramento e a difusão das melhores práticas em todos os processos de gestão da inovação e transferência de tecnologias, nos ambientes das Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas e privadas, ICT´s. Assim como também, promovermos o desenvolvimento de parcerias público-privadas em prol da aceleração da inovação nos ambientes empresariais brasileiros.

O 5º FORTEC contará com uma ampla programação, incluindo cursos de capacitação, mesas temáticas, palestras, sessões paralelas, que abordarão temas como a inovação social e cultural, economia do ecossistema e da biodiversidade, entre outros. Estima-se participação de cerca de 500 profissionais, entre gestores e representantes de Núcleos de Inovação Tecnológica, representantes de órgãos governamentais e gestores de inovação atuando no setor empresarial, além de especialistas nacionais e internacionais que compartilharão suas experiências e abrirão espaços de discussão em torno do tema, sob diferentes aspectos e pontos de vista. Já estão confirmadas as presenças, nas palestras e mini-cursos,  da AUTM - Association of University Technology Managers - associação dos EUA, congênere do FORTEC, do escritório norte-americano Landon IP e da Academia de Propriedade Intelectual e Inovação do INPI na conferência de encerramento.

Para saber mais sobre o evento e fazer sua inscrição acesse o site do 5º FORTEC

0 comentários: