sexta-feira, 30 de abril de 2010

Prêmio Álvaro Alberto de Ciência e Tecnologia será entregue nesta terça, dia 4

Na próxima terça-feira (04/05), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a Fundação Conrado Wessel entregam a mais importante honraria em ciência e tecnologia do país, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, ao físico Luiz Davidovich, ganhador desta edição do Prêmio.
O Prêmio será entregue durante a Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências (ABC), às 19h, no Hotel Copacabana Palace, Rio, onde também acontecerá a posse dos novos acadêmicos da ABC.
Físico quântico
Natural do Rio de Janeiro, capital, Davidovich se graduou em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 1968, e fez doutorado em Física pela University of Rochester, em 1975. É professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente lidera um grupo de pesquisa sobre o fenômeno do emaranhamento de estados e, em particular, no estudo da ação do ambiente sobre essa propriedade fundamental do mundo quântico. É o secretário-geral da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), evento que se realizará entre 26 e 28 de maio, em Brasília.
Autor de mais de 80 artigos publicados, Davidovich é membro da Academia Brasileira de Ciências, da Ordem do Mérito Científico do Brasil, da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS), da National Academy of Sciences e da Fellow da Optical Society of America. Vencedor do Prêmio Física 2001, da TWAS, o professor Luiz já orientou 16 teses de doutorado e 14 dissertações de mestrado. O secretário-geral da 4ª CNCTI também integrou o Conselho Deliberativo do CNPq entre 2005 e 2009.
Maior honraria da ciência brasileira
O Prêmio Almirante Álvaro Alberto é uma parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, o CNPq e a Fundação Conrado Wessel. É um reconhecimento e estímulo a pesquisadores brasileiros pelo trabalho realizado ao longo de sua carreira em prol do progresso da ciência e pela transferência de conhecimento da academia ao setor produtivo.
É concedido anualmente, em sistema de rodízio, às grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Nesta edição, referente ao ano de 2009, a área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias foi a contemplada.
O importante diferencial do prêmio é não aceitar inscrições. O agraciado escolhido recebe diploma, medalha e R$ 150 mil, quantia concedida pela Fundação Conrado Wessel. A cada ano, uma Comissão de Especialistas é designada para indicar os nomes dos candidatos merecedores do prêmio. A comissão é formada por representantes da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Associação Nacional dos Docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI), do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados (CONFAP) e dos Comitês de Assessoramento do CNPq.
Este ano, a comissão foi formada por Jacob Palis Júnior (presidente), Jacques Raymond Daniel Lépine, Roberto Kant de Lima, Glaucius Oliva, Luiz Bevilaqua, Celso Pinto de Mello, José Ivonildo do Rego, Ildes Ferreira de Oliveira e José Policarpo Gonçalves de Abreu.
Criado em 1981, o Prêmio vem sendo concedido aos mais destacados pesquisadores brasileiros, entre eles Sergio Henrique Ferreira, Fernando Galembeck, Carlos Chagas Filho, Celso Monteiro Furtado, Aziz Nacib Ab'Saber, Ozires Silva, Florestan Fernandes, Caio Prado Júnior, Otto Richard Gottlieb, Mário Schenberg, Herch Moysés Nussenzveig, José Leite Lopes, Eduardo Moacyr Krieger, Jacob Palis Júnior, Maria Isaura Pereira de Queiroz, entre outros.
Sobre Álvaro Alberto
Seguindo o caminho trilhado por seu pai, o médico Álvaro da Silva, e de seu avô, o farmacêutico João Álvaro, ao longo de mais de um século, Álvaro Alberto também seguiu o caminho das ciências. Foi na Escola Naval do Rio de Janeiro que o jovem Álvaro Alberto iniciou seus primeiros estudos e começou a se destacar, ficando sempre entre os melhores do colégio.
Durante mais de 30 anos, Álvaro Alberto se dedicou ao magistério sem abandonar suas pesquisas, especialmente na área de explosivos e também com estudos mais aprofundados na área de energia nuclear.
Idealizador e primeiro presidente do CNPq, então Conselho Nacional de Pesquisas, o Almirante também foi o representante brasileiro na Comissão de Energia Atômica (CEA) das Nações Unidas e presidiu a Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Respeitado no meio acadêmico, Álvaro Alberto sempre defendeu que o desenvolvimento científico e tecnológico estava intimamente ligado com a prosperidade do país. E, acreditando nisso, deu início a uma nova era na pesquisa científica no país, com a criação do CNPq, cujo principal objetivo na época e que perdura até hoje é investir no potencial humano.
Veja a lista completa em
http://www.cnpq.br/premios/2008/alvaro_alberto_2008/index.htm

Fonte: CNPq

terça-feira, 27 de abril de 2010

Edital de Bolsas de Iniciação Científica UESC - Divulgação

Encontram abertas as inscrições para o processo de seleção de bolsas no PROIC 2010/2011, no endereço http://propp.uesc.br/proic/.


Cadastro de Orientador: 7 de abril a 8 de maio de 2010.

Documentação a ser encaminhada:
    

  • Formulário de Cadastro e Barema do Orientador no PROIC/UESC (ANEXO I), gerado após preenchimento on line, disponível no endereço http://propp.uesc.br/proic/;
  •  Currículo Lattes completo e atualizado do professor orientador impresso da Plataforma Lattes (on line) nos últimos 3 (três) anos, a partir de 2007. No endereço http://lattes.cnpq.br/ - selecionar a opção "atualizar currículo"; clicar no ícone impressora e configurar a impressão, indicando o período de 2007 a 2010;
  • Comprovante de participação em grupo de pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq;
  •     Comprovação de trabalho no prelo (aceito para publicação). Para fins de qualificação e de pontuação do Barema do Orientador, serão admitidos artigos ou livros no prelo (aceitos para publicação), desde que comprovados pela fotocópia da prova do artigo com D.O.I. ou por documento assinado pelo editor, contendo indicação da data de publicação para 2010;
   


OBS.: Após o preenchimento on line a documentação deve ser encaminhada à PROPP, via protocolo, no prazo previsto em edital.



Modalidade PIBIC/FAPESB/UESC


Submissão de proposta: 7 de abril a 8 de maio de 2010.

Documentação a ser encaminhada:
   
  •       Formulário de Indicação de Aluno (ANEXO IV), gerado após preenchimento on line, e submissão do Projeto de Iniciação Científica (ANEXO III), disponível no endereço http://propp.uesc.br/proic/;
  •      Cópia do histórico escolar com o CRAA.
   



PENDÊNCIAS

Reafirmamos que orientadores e alunos com pendência junto à PROPP não terão suas propostas aceitas para concorrer no processo de seleção 2010/2011 - Edital nº. 033.


Conforme previsto em edital, já notificamos aos interessados acerca de pendências junto à PROPP.

Em caso de dúvida, fazer contato com a Gerência de Pesquisa:
E-mail: gpesquisa@uesc.br.
Telefone: 73 3680 5129/5258

Fonte: PROP-UESC

quinta-feira, 15 de abril de 2010

I FÓRUM DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

O I FÓRUM DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO: GESTÃO PARA A INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE tem como objetivo difundir o espírito de inovação e sustentabilidade na região, visando desenvolver competências para uma efetiva gestão organizacional, que contemple a inovação como fator promotor de vantagens competitivas sustentáveis. Os objetivos pretendidos são: Sistematizar os conhecimentos, acadêmicos ou práticos, de Gestão Organizacional, Inovação e Sustentabilidade; Instrumentalizar e aperfeiçoar os participantes através de técnicas e ferramentas que os permitam atuar de forma empreendedora e inovadora; Instigar o pensamento crítico dos participantes, visando fomentar a tomada de decisões e gerar atitudes positivas, em prol da inovação e do desenvolvimento sustentável.


O evento é uma realização do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis – DCAC da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, com o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT/ UESC. A coordenação esta a cargo da Professora Maria Josefina Vervloet Fontes, com a participação dos proponentes, do Diretório Acadêmico do curso de Administração, da Cia Júnior Consultoria (Empresa Júnior do curso de Administração e Economia) e com o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT da UESC.
O Fórum será realizado em formato de mesas redondas, conferências, apresentação de trabalhos científicos classificados e apresentados por temáticas e mini cursos. Os trabalhos científicos aprovados comporão os Anais do evento.
PERÍODO DE REALIZACÃO: 16/06/2010 à 18/06/2010 (quarta, quinta e sexta-feira)
HORÁRIOS: Das 7:30 horas às 18:00 horas e das 19:00 horas às 22 horas
LOCAL: Auditório Paulo Souto – Campus da Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC

OBS: Inscrições para o evento aguardando publicação de edital.

Fonte: UESC

terça-feira, 13 de abril de 2010

Boletim Informativo - 02

Editais / Apoios Vigentes

 Fapesb

O Edital destina-se ao apoio de projetos de organização e execução de eventos científicos e/ou tecnológicos, com o foco na Popularização da Ciência e Tecnologia, a serem realizados no Estado da Bahia.Os projetos devem ter como objetivo principal a Popularização da Ciência e Tecnologia vinculada ao tema “Ciência para o desenvolvimento sustentável”, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorrerá no mês de Outubro do ano de 2010.
Inscrições: 31/03/2010 a 14/05/2010
Link do Edital: http://www.fapesb.ba.gov.br/apoio/projetos-estrategicos/pop-ciencias/edital0112010

O Edital 002/2010, inserido nas ações de fomento da FAPESB desenvolvidas no Núcleo de Apoio Regular, objetiva incentivar a publicação científica e tecnológica, em especial aquela de natureza inédita, visando difundir conhecimentos, técnicas ou tecnologias que sejam relevantes para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado da Bahia, através do financiamento à edição de livros e publicações diversas (monográficas ou coletâneas), desde que não seriadas.

É possível a submissão de solicitação de apoio à publicação de periódicos, desde que para volumes monotemáticos, com numeração especial.

Para a submissão de propostas, o pesquisador-autor deverá obter, junto a editoras universitárias sediadas na Bahia e vinculadas à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), parecer de recomendação de publicação. É recomendado que as editoras universitárias observem os critérios adotados pela CAPES para a avaliação de livros.
Inscrições: 11/01/2010 a 14/07/2010
Link do Edital: http://www.fapesb.ba.gov.br/apoio/publicacoes/edital-001-2010
Destina-se a apoiar doutorandos, bolsistas da FAPESB, na finalização do seu trabalho de tese. O recurso será fornecido em uma única parcela.
Itens Financiáveis: Digitação, Digitalização, Revisão, Normalização, Programação visual, Editoração, Programação gráfica, Encadernação e Impressão.

Inscrições: 15/01/2010 a 12/11/2010
Link do Edital: http://www.fapesb.ba.gov.br/apoio/publicacoes/edital-003-2010-auxilio-tese


Destina-se a apoiar mestrandos, bolsistas da FAPESB, na finalização do seu trabalho de dissertação. O recurso será fornecido em uma única parcela.
Itens Financiáveis: Digitação, Digitalização, Revisão, Normalização, Programação visual, Editoração, Programação gráfica, Encadernação e Impressão.
Inscrições: 15/01/2010 a 12/11/2010
Link do Edital: http://www.fapesb.ba.gov.br/apoio/publicacoes/edital-003-2010-auxilio-dissertacao

Esta modalidade de apoio FAPESB visa incentivar a participação de membros da comunidade científico-tecnológica, vinculados às instituições de ensino superior e/ou pesquisa localizadas no Estado da Bahia, em eventos científicos e/ou tecnológicos realizados em território nacional, exclusivamente para apresentação de trabalhos de sua autoria. Tal fomento corresponde à Linha 02 do Edital FAPESB 004/2010.
Itens Financiáveis: Passagem para deslocamento em território nacional

Inscrições: 05/03/2010 a 20/04/2010
Link do Edital: http://www.fapesb.ba.gov.br/apoio/eventos/edital-004-2010-participacao-evento-nacional

Esta modalidade de apoio FAPESB visa incentivar a participação de membros da comunidade científico-tecnológica, vinculados às instituições de ensino superior e/ou pesquisa localizadas no Estado da Bahia, em eventos científicos e/ou tecnológicos realizados no exterior, exclusivamente para apresentação de trabalhos de sua autoria. Tal fomento corresponde à Linha 01 do Edital FAPESB 004/2010.
Itens Financiáveis: Passagem para deslocamento para o exterior

Inscrições: 05/03/2010 a 20/04/2010
Link do Edital: http://www.fapesb.ba.gov.br/apoio/eventos/edital-004-2010-participacao-evento-exterior

A FAPESB, no âmbito do Programa Empreende Bahia, reconhece a importância da disseminação da cultura empreendedora na Bahia e, com o intuito de dar continuidade às ações de apoio aos Sistemas Locais de Inovação em ICTs lançou o Edital 001/2010. 

Este Edital tem como objetivo a implantação e operação de Sistemas Locais de Inovação em ICTs sediadas no Estado da Bahia. As ICTs consistem em instituições públicas ou privadas cuja missão institucional seja de executar atividades de pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico, dentre outras. 
Inscrições: 05/01/2010 a 29/10/2010
Link do Edital: http://www.fapesb.ba.gov.br/apoio/empreende_bahia/edital-001-2010

O presente Edital tem como objetivo financiar propostas que promovam ações de educação para o empreendedorismo, originadas de pesquisadores vinculados às Instituições Científicas e Tecnológicas - ICTs localizadas no Estado da Bahia.
Inscrições: 07/04/2010 a 21/05/2010
Link do Edital: http://www.fapesb.ba.gov.br/apoio/empreende_bahia/edital0122010

O Concurso Ideias Inovadoras 2010 inserido no Programa Empreende Bahia tem como objetivos principais:
• Disseminar a cultura empreendedora no Estado;
• Promover a participação da comunidade acadêmica, pesquisadores e inventores independentes em ações de empreendedorismo;
• Incentivar o desenvolvimento de idéias inovadoras;
• Reconhecer e premiar projetos inovadores.
Inscrições: 07/04/2010 a 17/09/2010
Link do Edital: http://www.fapesb.ba.gov.br/apoio/empreende_bahia/edital0132010



Micro e pequenas empresas da Bahia com Receita Operacional Bruta (ROB) anual de até R$ 10,5 milhões podem ter acesso a financiamentos de R$100 mil a R$900 mil reais, sem juros reais, voltados para o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica, com a implementação do Consórcio Juro Zero Bahia, promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). O valor de cada empréstimo é correspondente a 30% do ROB que a empresa teve no ano anterior à proposta. O programa é operado na Bahia pelo Consórcio formado entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPESB), Sebrae Bahia e Desenbahia, que estão recebendo as propostas das empresas interessadas e farão sua pré-qualificação. 
Link do Edital: http://www.fapesb.ba.gov.br/apoio/bahia-inovacao/juro_zero/consorcio_juro_zero

 

CNPq

Edital MCT/CNPq/FNDCT Nº 03/2010

Objetivo: Apoiar projetos de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, mediante a seleção de propostas que visem ao desenvolvimento da cadeia produtiva do biodiesel
Inscrições: 05/04/2010 a 20/04/2010
Link do Edital: http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/003.htm

Edital MCT/CNPq N º 12/2010

Objetivo: Apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica ou de inovação que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, por meio de concessão de cotas de Bolsas de Iniciação Científica.
Inscrições: 29/03/2010 a 12/05/2010
Link do Edital: http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/012.htm

Edital CNPq Nº 10/2010 - Bolsas de Apoio Técnico

Objetivo: Apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica ou de inovação, financiados com recursos públicos, que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, por meio da concessão de bolsas de Apoio Técnico. As bolsas serão concedidas por quota ao proponente.
Inscrições: 10/03/2010 a 26/04/2010
Link do Edital: http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/010.htm

Objetivo: O presente Edital tem como objeto o financiamento de projetos de pesquisa científica e tecnológica que fazem parte da rede RENORBIO.
Inscrições: 12/03/2010 a 27/04/2010
Link do Edital: http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/007.htm

Edital MCT/CNPq/FINEP N º 11/2010

Objetivo: Apoiar a realização, no Brasil, de congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares, de abrangência nacional ou internacional, relacionados necessariamente à Ciência, Tecnologia e Inovação, que venham a ocorrer no período de 01 de julho de 2010 a 30 de junho de 2011.

Inscrições:
Cronograma 1: 16/032010 a 29/04/2010
Cronograma 2: 16/08/2010 a 29/09/2010
Link do Edital: http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/011.htm

Objetivo: Apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, promovendo a capacitação laboratorial e a formação de recursos humanos para a pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de energias renováveis.
Inscrições: 22/03/2010 a 03/05/2010
Link do Edital: http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/005.htm

Consolidação e o fortalecimento da pós-graduação brasileira em áreas estratégicas por meio da concessão de 1 (uma) quota de bolsa de Mestrado ou 1 (uma) quota de bolsa de Doutorado a pesquisador credenciado como orientador junto aos programas de pós-graduação reconhecidos pela CAPES, nas seguintes temáticas:
Ciências Exatas e da Terra
Engenharias
Agrárias
Ciências da Saúde
Interdisciplinares
Inscrições: 
Primeira Chamada: 23/12/2009 a 08/02/2010
Segunda Chamada: 31/03/2010 a 17/05/2010
Link do Edital: http://www.cnpq.br/editais/ct/2009/070.htm


Selecionar propostas que visem apoiar as atividades de pesquisa tecnológica e de inovação por meio da inserção de mestres ou doutores, em empresas, prioritariamente em empresas de pequeno e médio porte, atendendo aos objetivos do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação e as prioridades da Política de Desenvolvimento Produtivo - PDP.
Inscrições:
Abertura: 09 de dezembro de 2009
Data limite da 1ª Rodada: 22 de janeiro de 2010
Data limite da 2ª Rodada: 30 de abril de 2010
Data limite da 3ª Rodada: 27 de agosto de 2010
Link do Edital: http://www.cnpq.br/editais/ct/2009/062.htm


Seleção de propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, voltados à realização, no país, de eventos técnicos no âmbito do Programa Nacional de Sensibilização e Mobilização para a Inovação - Pró-Inova.
Inscrições:
- Cronograma 1 - Eventos de 01/12/2009 a 30/06/2010:
Inscrições: 24/08/2009 a 09/10/2009 | Resultado
- Cronograma 2 - Eventos de 01/07/2010 a 31/12/2010:
Inscrições: 1º/03/2010 a 16/04/2010
Link do Edital: http://www.cnpq.br/editais/ct/2009/013.htm

 

Links Importantes

Brasil Inovação - http://www.brasilinovacao.com.br/
MCT - http://www.mct.gov.br
Portal Inovação - http://www.portalinovacao.mct.gov.br/pi/
Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI - http://www.inpi.gov.br/
Agência de Inovação da Unicamp– INOVA - http://www.inova.unicamp.br/



Apoio:

sexta-feira, 9 de abril de 2010

CNPq aprova 12 bolsas para UESC em áreas estratégicas

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) divulgou o resultado do julgamento das propostas aprovadas na primeira rodada no Edital 70/2009 – Programa de Expansão da Pós-Graduação em Áreas Estratégicas – PGAEST. 

O Edital visa fortalecer o sistema de pós-graduação em áreas estratégicas ao conceder bolsas de mestrado e doutorado diretamente a orientadores dos programas de pós-graduação reconhecidos pela CAPES. Ao todo serão R$ 57,2 milhões, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), divididos em duas chamadas. Os interessados em concorrer à Segunda Chamada poderão submeter suas propostas até o dia 17 de maio.

Foram aprovadas 782 bolsas entre mestrado e doutorado a serem implementadas a partir de abril. Dentre elas, 12 bolsas do programa foram aprovadas pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Os comtemplados foram os seguintes:

1. Alex Alan Furtado de Almeida
2. Alexandre Dias Munhoz
3. Alexandre Schiavetti
4. Anibal Ramadan Oliveira
5. Edna Dora Marins Newman Luz
6. Eliana Cazetta
7. Fernanda Amato Gaiotto
8. Jacques Hubert Charles Delabie
9. Júlio Ernesto Baumgarten
10. Larissa Corrêa do Bomfim Costa
11. Marcelo Schramm Mielke
12. Martin Brendel
 

Os contemplados receberão nos próximos dias uma mensagem eletrônica do CNPq comunicando a concessão da bolsa.  
 

Veja a lista dos contemplados em:
http://www.cnpq.br/resultados/2009/070a.htm 


terça-feira, 6 de abril de 2010

Prêmio Mercosul tem como tema Nanotecnologia

Foi lançado nesta segunda-feira (5), o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia - 2010. O tema deste ano é Nanotecnologia e tem como objetivo reconhecer e premiar os melhores trabalhos que contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros do Mercosul.
A entrega do prêmio será em novembro próximo. As categorias desta edição são as mesmas de 2009: Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Cientista e Integração. Os trabalhos devem ser enviados até 23 de agosto. Eles serão avaliados de acordo com a atualidade do tema, inovação e criatividade, metodologia, pertinência e aplicabilidade dos trabalhos no âmbito do Mercosul.
O prêmio foi lançado na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. No Brasil o Contato do Prêmio é feito pelo telefone (61) 3317 7811, Fax: (61) 3317 8033 ou pelo e-mail emediato@mct.gov.br .
Outras informações no http://eventos.unesco.org.br/premiomercosul

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia